Viajar por conta própria ou com agência de viagens?

O que é melhor: viajar por conta propria ou com agencia de viagens?

A opção certa vai depender do perfil do turista. Pra ajudar, neste post eu falo sobre as diferenças entre viajar por conta própria ou contratando uma agência de viagens pra apoiar sua decisão na hora de escolher como realizará sua próxima viagem. Dá uma olhada no resumo desse infográfico:

Infográfico - Viajar por conta própria ou com agência?

Na verdade, tudo vai depender do seu estilo de vida, aliado ao destino que você está querendo conhecer. Não existe uma forma de viajar absolutamente melhor que a outra, mas sim diferenças, que eu vou explicar melhor pra vocês hoje.

Eu gosto muito de planejar minha viagem e quanto mais eu faço isso, mais divertido eu acho, mais experiência eu ganho e melhor uso do meu dinheiro eu faço. Mas em um momento da minha vida de restrição de tempo para usar no planejamento e pouco conhecimento sobre o lugar, eu, meu marido e meus amigos nos encantamos pelo roteiro de uma agência que operava no Peru. Neste caso, o valor do pacote compensou muito porque conhecemos lugares que nunca chegaríamos por conta própria (ou perderíamos um mega tempo de viagem).

Listinha com as diferenças entre viajar por conta própria e com agência de viagens

Meninas olhando para cima - Viajar por conta própria ou com agência?
Foto: Pixabay

1- Tempo

Se você for organizar uma viagem por conta própria, precisará de tempo para pesquisa dos locais, pesquisa dos hotéis, aprender que passes valem a pena comprar, ou seja, muita coisa. Além disso, exigirá muita atenção para não errar as datas na hora de fechar as compras do voo, das hospedagens etc. Não quero te desanimar, ok? Pelo contrário, quero que entenda que planejar uma viagem para Europa pode levar meses, apesar de muito empolgante.

Em contrapartida, contratar um pacote de viagem exigirá que você faça apenas uma pesquisa superficial sobre o destino, que procure recomendação de agência, pesquisa de preços, essas coisas. Todo trabalho pesado eles fazem por você. É bem mais prático.

2- Preço

Todo esse serviço pesado que uma agência fará por você terá um preço, é claro. E que pode ser bem salgado dependendo do destino. Em alguns casos, a agência consegue negociações especiais e o preço sai mais em conta ou com possibilidades de parcelamentos eternos.

Já sozinho, você pode optar por hospedagens alternativas (Airbnb, hostels, studios etc) que são mais baratas, não tem ninguém intermediando pra colocar um extra em cima… Isso tudo faz a viagem sair beeeem mais em conta.

3- Outro idioma

Normalmente, fechando pacotes em agências de viagens, você acaba sendo guiado por alguém falando a sua língua. Isso é bom para as pessoas que não sabem nada do idioma local ou só falam “yes” ou “no”.

No caso de viajar por conta própria, você vai precisar de pelo menos se entender bem com o inglês porque essa é a língua entendida no mundo todo. Você pode não saber o idioma local, mas se não souber nada de inglês já começa complicando na hora de passar pela imigração no aeroporto, imagina pra resolver coisas básicas como comida ou encontrar o endereço do seu hotel?

Para ambos os casos, procure aprender as “palavrinhas mágicas” do lugar, que são o obrigado, o por favor e o desculpe, pelo menos.

4- Liberdade

Nossa, eu acho que o maior benefício de se organizar a viagem sozinho é você ter liberdade de alterar o roteiro no meio do caminho, poder decidir ficar mais tempo em um lugar que gostou muito, assim como ir embora mais cedo se o lugar não agradou.

Com uma agência já não é bem assim, né? Tudo é muito bem planejado, entradas das atrações já compradas, tempo contadinho… Mudar o roteiro pode implicar em custos extras, se isso for possível. Se a viagem for em grupo, os momentos livre são muito curtos.

5- Roteiros comuns

Roteiros comuns são aqueles feitos e relatados na internet por muitas pessoas, ao qual a gente consegue achar avaliações e recomendações para nos guiar na organização por conta própria, se este for o caso.

Olhando só por este lado, as agências não são mega vantajosas, então, você precisará usar os demais critérios citados no post para decidir.

6- Roteiros menos conhecidos

Nestes sim as agências podem ser mega vantajosas. Lugares de ecoturismo, por exemplo, podem exigir quorum para realização de passeios ou mesmo critérios especiais que as agências já estão por dentro. Se você não estiver bem informado sobre o lugar, esta é uma boa opção para que você não fique chupando dedo ao chegar em um ponto turístico.

Se fizer sozinho, certifique-se de que encontrou bastante informação sobre o destino, incluindo coisas como, vacinação, roupas apropriadas, dias certos para visitas e se é necessário um mínimo de pessoas para que o guia local faça uma excursão.

7- Quem vai?

No caso de idosos, que possuem pouca intimidade com computador para realizar pesquisas e compras antecipadas por exemplo, uma agência pode ser a alternativa certa. Se você está sozinho e gostaria de companhias para viajar, agências organizam viagens direcionadas, como apenas para solteiros ou apenas para mulheres, ou ainda para festas.

Se você quer se aventurar sozinho, tudo o que você não precisa é de alguém guiando seus passos. Organizar viagens com um grupo de amigos ou casal também é muito legal, porque o roteiro fica bem personalizado, né?

Decisão final

Mala no chão - Viajar por conta própria ou com agência?
Foto: Pixabay

Espero ter apresentado pontos suficientes para apoiar a sua decisão. Agora deu pra ver como tudo depende do destino e do perfil da pessoa, não é?

Se você decidir por viajar por conta própria, eu escrevi um post pra te ajudar no planejamento da viagem, seguindo o método que eu uso pra planejar as minhas próprias.

Se preferir ir com uma agência de viagens, não esqueça de se informar sobre a avaliação dos serviços dela na internet ou com pessoas próximas.

E fique de olho sempre aqui no blog pra acompanhar nossas dicas. Boa escolha e boa viagem!


Conta pra gente nos comentários a sua opinião e siga o blog nas redes sociais!

Instagram: @comeceaviajar

Snap: claudiavdasilva

Facebookfacebook.com/comeceaviajar/